Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Recuperados cerca de 62 milhões de meticais do INSS

O Instituto Nacional da Segurança Social (INSS), em coordenação com a Inspecção-Geral do Trabalho (IGT), recuperou perto de 62 milhões de meticais (um dólar norteamericano vale 34.7 meticais) das empresas devedoras ao sistema nacional de segurança social.

Este valor, segundo um comunicado de imprensa do Ministério moçambicano do Trabalho (MITRAB), recebido na quinta-feira pela AIM, resultou da interpelação de um total de 824 empresas que tinham descontado o dinheiro dos salários dos seus trabalhadores e não canalizado ao INSS, em que se destacaram as do ramo da segurança privada.

Esta actividade foi levada a cabo no quadro da implementação das recomendações saídas do XXI Conselho Coordenador do MITRB, realizado em Setembro do ano passado no Distrito de Nhamatanda, na Província central de Sofala A IGT conseguiu, igualmente, assessorar algumas empresas que solicitaram apoio nesse sentido para encontrar uma saída, tendo para o efeito sido celebrados 70 acordos de amortização da dívida, correspondentes a perto de 13 milhões de meticais.

Outros 85 processos de empresas que não se pronunciaram até ao final do prazo da campanha foram remetidos à cobrança coerciva, tendo resultado em mais de 21 milhões de meticais. Para a Procuradoria da República foram encaminhados 6 casos, visando a recuperação de mais de sete milhões de meticais, enquanto que outras 79 empresas com alguns equívocos fiscais e bancários conseguiram corrigir atempadamente a sua situação e foram retiradas da lista de devedoras. Estas totalizavam 10 milhões de meticais.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!