Três soldados da missão de paz da ONU e da União Africana (Minuad) em Darfur (oeste do Sudão), morreram esta segunda-feira em um ataque “brutal” promovido por homens armados, declarou à AFP um responsável pela missão. “Esta manhã, nos arredores de Nertiti, em Darfur-Oeste, engenheiros civis da missão trabalhavam em uma base sob proteção. De forma brutal e sem aviso, em torno de 20 homens armados com AK-47 dispararam contra nossas tropas”, disse Kemal Saiki, chefe de comunicações da Minuad.
“Três soldados da (missão de) paz morreram. Outro ficou gravemente ferido e foi transportado por helicóptero a Nyala”, cidade de Darfur-Sul, completou o responsável. Os soldados da Minuad responderam aos ataques. “Nossos soldados responderam, o tiroteio durou uma hora.
Houve três mortos do lado dos assaltantes, que fugiram e roubaram um veículo da missão de paz”, completou. A Minuad é a força mais importante de manutenção da paz no mundo, com mais de 20.000 soldados e policiais mobilizados em Darfur, vasta região do oeste do Sudão afetada desde 2003 por uma guerra civil.