Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mais de 100 mil toneladas de areias pesadas exportadas de Moma

Mais de 100 mil toneladas de areias pesadas, designadamente Ilminite, Zircão e Rutilo, foram extraídos e exportados ao longo dos primeiros três meses do ano em curso, tendo rendido aos cofres do Estado moçambicano cerca de sete milhões de meticais. A exportação de minério pesados, casos de Ilminite, Rutilo e Zircão, extraídos das minas de Topuito, no distrito de Moma, rendeu, ao longo dos primeiros três meses do ano em curso, perto de sete milhões de meticais ao Estado moçambicano.Frisou Filismino Tocoli, governador de Nampula, visivelmente satisfeito.

Esta produção, representa um aumento da quota de produção e venda na ordem de 1.244 toneladas, em relação ao ano passado, que foi de 99.213 toneladas. Esta facturação significa para nós mais escolas, mais hospitais e outras infra-estruturas sociais para o pais. E se este volume de produção se mantiver podemos sonhar com um encaixe anual na ordem de 26, 8 milhões de meticais, o que é bom. Referiu Tocoli.

Quando a exploração atingir o seu máximo deverá produzir por ano 800 mil toneladas de ilmenite, 47 mil toneladas de zircão e 18 mil de Rutílio, um volume de produção que corresponde à cerca de 7 por cento da produção mundial. Projecções indicam que o mercado de titânio irá registar uma quebra no fornecimento a partir de 2011, por isso a direcção da Kenmare considera prudente aumentar a sua produção em Moçambique a fim de satisfazer a procura dos mercados consumidores.

De referir que a fiabilidade da energia eléctrica que abastece aquele complexo industrial, está, igualmente, na origem do encorajamento dos investidores. Para o programa da electrificação da fábrica, foram investidos cerca de 12 milhões de dólares norte-americanos nas obras de instalação de uma linha de transporte de 110 KVA de potência, que deriva da subestação de Nampula até ao empreendimento, numa extensão de, aproximadamente, 200 quilómetros

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!