O Reino da Noruega está a fortificar o seu apoio a Moçambique no tocante ao combate à pesca ilegal, uma actividade que compromete em grande medida a economia do país. A pesca ilegal constitui ainda um grande problema na preservação do meio ambiente marinho.
Neste contexto, a Noruega e a Islândia financiaram o aluguer de um navio patrulha, designado por “Kuswag I”, que já fez 1.869 inspecções ao longo do ano passado, tendo detectado irregularidades em 20 navios comerciais, 80 em semi – industriais e 64 em pequenos navios.
Esta informação foi avançada na sequência da visita desde segunda-feira, ao país, da Secretária de Estado para o Desenvolvimento Internacional do Reino da Noruega, Ingrid Fiskaa, que deverá visitar o “Kuswag I”, já na Terça-feira. Fiskaa permanecerá no país até à próxima Quinta-feira, devendo manter encontros com membros do Governo nos Ministérios de Negócios Estrangeiros e Cooperação, Pescas, e Planificação e Desenvolvimento.
Ela deverá ainda reunir-se com representantes da sociedade civil, Nações Unidas e da Autoridade Tributária de Moçambique. Desde 1977 que Moçambique tem sido um dos mais importantes parceiros da Noruega no respeitante a cooperação para o desenvolvimento, e é um dos países que mais recebe assistência daquele país nórdico.