A Presidência de Moçambique ao órgão de Defesa e Segurança da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), actualmente detida por Moçambique, vai custar ao país cerca de 15,1 milhões de meticais a serem sacados do Orçamento do Estado de 2010 e 2011.
O valor consta da proposta de Lei do Conselho de Ministros que aprova o Orçamento do Estado de 2010 submetida à aprovação pela Assembleia da República (AR) que se encontra reunida, em Maputo, na sua primeira sessão ordinária para, entre vários pontos, debater e aprovar o Plano Quinquenal 2010/2014 e o Plano Económico e Social e Orçamento do Estado de 2010.
O primeiro documento deverá ser aprovado hoje pelos deputados, enquanto que a proposta do Plano Económico e Social e Orçamento do Estado de 2010 serão apresentados e discutidos pelo Parlamento nos próximos dias 14 a 16 de Abril corrente, segundo consta do rol de matérias e programa de trabalhos da AR, cuja sessão de abertura teve lugar a 22 de Março transacto.
Moçambique preside o órgão de Defesa e Segurança da SADC desde 2009 e no próximo ano, 2011, deverá passar testemunho ao Zimbabué, segundo Eduardo Koloma, viceministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.