A fábrica Pepsi-Cola, sedeada no Município da Matola, província de Maputo, Sul de Moçambique, está a exportar refrigerantes para o Zimbabwe, Malawi e Zâmbia, esperandose que até finais deste ano a mesma alcance outros mercados da região Austral da África.
Uma fonte da direcção da Pepsi-Cola, citada pelo Semanário Domingo, não avançou as quantidades exportadas para aqueles países vizinhos. Porem, a mesma fonte revelou que aquela unidade fabril tem uma capacidade instalada para produzir 20 mil caixas de refrigerantes por dia.
Os refrigerantes da Pepsi estão paulatinamente a conquistar o mercado, oferecendo alternativas aos produtos da multinacional Coca-Cola, com longa tradição em Moçambique. A fábrica investiu, até ao presente momento, cerca de 20 milhões de dólares norte-americanos em equipamento para garantir uma produção de alta qualidade que corresponda a padrões internacionais reconhecidas. A fábrica da Pepsi-Cola funciona desde 2009 nas antigas instalações da Pilivi.
Em breve espera instalar unidades nas províncias de Sofala e Nampula, Centro e Norte de Moçambique. Actualmente, os camiões da Pepsi Cola transportam refrigerantes até Vilankulo, na província meridional de Inhambane. Esta fábrica emprega actualmente 180 trabalhadores efectivos e 200 eventuais, produzindo refrigerantes das marcas Pepsicola, 7UP, Mirinda, entre outros.