Partículas poluentes são levadas para a alta atmosfera pelos ventos das monções asiáticas e chegam a todo o lado… poluição, que conhece neste momento um aumento na Ásia devido ao forte crescimento económico na região, não fica quietinha onde é produzida.
Na Ásia, devido às monções, as partículas poluentes são transportadas para a estratosfera e ficam a circular à volta do globo terrestre durante anos. Este é o resultado de um estudo de investigadores do National Centre for Atmospheric Research (NCAR), nos EUA, e publicado ontem na revista Science. Os autores estimam que o impacto do transporte da poluição para a alta atmosfera pelas monções vai aumentar nas próximas décadas, já que a poluição também está a crescer.
A equipa estudou as observações por satélite e baseou-se em modelos computacionais para determinar que a forte circulação dos ventos no Verão, ligada à monção asiática, transporta rapidamente o ar da superfície da Terra para a alta atmosfera. Estes movimentos ascendentes transportam partículas de carbono de óxido de enxofre e de azoto, bem como de outros poluentes até à estratosfera, a uma altitude entre os 32 e os 40 quilómetros.
“A monção é um dos sistemas de circulação atmosférica mais poderosos no planeta e este fenómeno sazonal produz-se justamente numa região muito poluída”, explicou William Randel, do NCAR e um dos principais autores do estudo. Uma vez na estratosfera, aqueles poluentes circulam à volta da Terra durante anos antes de tombarem na camada mais baixa da atmosfera ou de se desintegrarem.