O Governo moçambicano e o Banco Mundial organizam, de segunda-feira a quinta-feira, na vila fronteiriça da Namaacha, província de Maputo, um encontro-debate sobre política macroeconómica e reformas estruturais necessárias para preservação da estabilidade macroeconómica em Moçambique.
O encontro também irá se debruçar sobre competitividade, gestão de riscos e financiamento de programas de investimento público. Participarão no evento membros do Governo, funcionários seniores do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI), para além de economistas e antigos governantes, tais como Mário Machungo, Joaquim de Carvalho, Adriano Maleane e Eneas Comiche. Estarão igualmente presentes figuras como Abdul Carimo, Carlos Castel-Branco, Lourenço do Rosário e os jornalistas Marcelo Mosse e Fernando Lima, para além dos representantes da delegação do BIRD em Moçambique, nomeadamente Luís Pereira da Silva e António Nucifora.
O primeiro dia do encontro será preenchido pela apresentação de percepções de académicos, agentes económicos e representantes da sociedade civil moçambicana sobre políticas e reformas estruturais para preservação da estabilidade macroeconómica. Os dois últimos dias serão reservados somente a membros do Governo e representantes do BIRD e FMI para transmissão de orientações específicas sobre técnicas e opções de financiamento externo. As conclusões do seminário serão apresentadas durante uma conferência de Imprensa e o encontro é patrocinado pela Agência Suíça para o Desenvolvimento e Cooperação.