Rússia e Estados Unidos solucionaram todos os principais problemas na negociação do novo tratado de desarmamento nuclear, afirmou esta sexta-feira em Moscou a secretária de Estado americana, Hillary Clinton. “Nos sentimos estimulados pelos progressos no novo tratado START”, disse Hillary após um encontro com o presidente russo, Dmitri Medvedev.
“Nossas equipes de negociação nos informaram que resolveram todos os problemas principais”, acrescentou. “Restam alguns problemas técnicos, mas estamos a ponto de assinar um novo acordo entre Estados Unidos e Rússia”, destacou a secretária de Estado americana.
O mesmo otimismo foi manifestado pelo ministro russo das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov. Ele disse que o presidente Dmitri Medvedev qualificou de “êxito” o reinício das negociações com os Estados Unidos. “Observamos que muito em breve poderemos concluir as negociações sobre o novo acordo”, disse Lavrov ao lado de Hillary.
O novo acordo de desarmamento nuclear negociado há meses em Genebra deve substituir o tratado START 1, que foi assinado em 1991 e expirou em 5 de dezembro de 2009. Até o momento, russos e americanos não fixaram uma data nem um local para a assinatura do novo acordo.