O primeiro-ministro grego Georges Papandreou pediu na quinta-feira que a União Europeia chegue a um acordo na próxima semana sobre um mecanismo de ajuda financeira a seu país, durante um encontro dos líderes do bloco.
Um projecto de mecanismo de ajuda à Grécia já está sobre a mesa “e acho que há uma oportunidade de tomar uma decisão na próxima semana durante a cúpula” dos chefes de Estado e de governo, nos dias 25 e 26 de março, declarou em Bruxelas.
“Este é um tema no qual podemos esperar que a União Europeia possa estar à altura das expectativas” e dos “desafios” que o bloco enfrenta, acrescentou durante uma entrevista colectiva à imprensa no Parlamento Europeu.
“É uma oportunidade que não deveríamos perder”, alertou, enquanto que a Alemanha permanece muito reticente em ajudar a Grécia, que enfrenta uma crise orçamentária histórica. Papandreou ameaça recorrer ao Fundo Monetário Internacional, o que seria visto pela maior parte de seus parceiros da Zona do Euro como uma declaração de fracasso.