Motoristas de mini buses de transporte semi colectivo de passageiros instalaram barricadas esta segunda-feira em Soweto para protestar contra uma nova rede de transporte público, lançada em Johannesburgo para a Copa do Mundo da África do Sul-2010.
“Há uma manifestação de motoristas de mini buses de transporte contra o BRT (Bus Rapid Transit). A situação é um pouco tensa”, declarou Edna Mamonyane, porta-voz da polícia municipal. “Não querem que os ônibus saiam de Soweto. Colocaram barricadas nas estradas com pneus em chamas”, disse. Também tentaram atear fogo em um ônibus.
O sistema integrado de linhas de ônibus é uma verdadeira revolução na África do Sul, onde o regime do apartheid não promoveu os transportes públicos para manter os negros afastados dos centros das cidades. A cidade de Johannesburgo utilizará a rede para transportar os milhares de turistas aguardados para a Copa (11 de junho – 11 de julho). Mas existe uma forte oposição dos táxis coletivos, que temem perder o monopólio e já organizaram protestos violentos.