Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Comissão do Congresso dos EUA reconhece genocídio armênio

Uma comissão da Câmara de Representantes dos Estados Unidos aprovou na quinta-feira uma resolução que qualifica o massacre de arménios sob o Império Otomano de “genocídio”, apesar da oposição da Turquia e do governo de Barack Obama.

A Comissão de Relações Exteriores da Câmara de Representantes aprovou a resolução por 23 votos a 22, e o texto será enviado a plenário. Logo após a decisão, a Turquia chamou seu embaixador em Washington para consultas. “Condenamos esta resolução que acusa a Nação turca de um crime que não cometeu”, declarou o governo turco.

“Após este incidente, nosso embaixador em Washington, Namik Tan, foi chamado a Ancara para consultas”. Turquia, um importante aliado dos Estados Unidos na Otan, já havia advertido que a resolução poderia prejudicar as relações bilaterais. O texto adoptado pela Comissão de Relações Exteriores da Câmara de Representantes pede ao presidente Obama que “qualifique de maneira precisa o extermínio sistemático e deliberado de 1.500.000 armênios como genocídio”.

Segundo o governo turco, a medida mostra “a falta de visão estratégica” entre os representantes americanos, no momento em que Washington e Ancara “trabalham juntos em um amplo leque de temas”. “Temos sérias preocupações com este texto (…) que pode afectar as relações turco-americanas e deter os esforços de normalização das relações entre Turquia e Armênia”. Ancara reafirma sua posição de que o massacre de arménios na época do Império Otomano deveria ser estudado por historiadores com base em arquivos e documentos precisos. “A intervenção de políticos na área dos historiadores sempre teve efeitos negativos”.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts