O Ministro moçambicano da Defesa, Filipe Nyusi, disse haver possibilidade de Moçambique e Portugal estabelecerem uma parceria na área da indústria militar que poderá libertar sobremaneira o exército de algumas dependências.
Nyusi falava última Quarta-feira, em Maputo, no final do encontro que manteve com o seu homólogo luso, Augusto Silva. Sem avançar datas, uma vez que o assunto será tema em futuros encontros, o titular da pasta da defesa disse que ao criar essa auto – capacidade interna, com apoio de Portugal, as FADM estarão em condições de dar passos rumo a libertação da dependência e estar em prontidão de cumprir, a qualquer momento, com as suas missões.
Em relação ao encontro entre os dois ministros, Nyusi disse que o mesmo visava fundamentalmente garantir a manutenção e concretização das metas, calendário e objectivos preconizados no acordo assinado na esfera da cooperação militar, sobretudo para os próximos quatro anos. Silva é um dos integrantes da delegação portuguesa chefiada pelo respectivo Primeiro-Ministro, José Sócrates, de visita ao país.