Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Electrificação rural chega ao distrito do Zumbo

A sede do distrito de Zumbo, oeste da província central de Tete, está, desde a última terça-feira, a receber energia através da central diesel da vila zambiana de Luangwa.

O distrito de Zumbo, a 520 quilómetros da cidade de Tete, com uma população de 57.300 habitantes, é o ponto mais a oeste do país e está situado na zona de confluência das águas dos rios Zambeze e Aruânga. Desta feita, Zumbo é o último distrito do Projecto de Electrificação dos distritos de Tete, que arrancou em 2007. Antes deste, foram ligadas as sedes distritais de Magoé, Tsangano e Chiúta (Manje), em Dezembro de 2008. As sedes distritais da Marávia (Fíngoé) de Macanga (Furancungo) foram ligadas em Fevereiro e Março de 2009, respectivamente.

A Electrificação daquela sede distrital está inclusa no projecto de electrificação financiado pelo Governo moçambicano em parceria com a União Europeia (UE), através da Facilidade de Energia ACP-EC orçada em pouco mais de 34 milhões de dólares norte-americanos. A chegada da luz ao Zumbo é, segundo um comunicado da Electricidade de Moçambique (EDM), recebido, na quinta-feira, pela AIM, fruto de um acordo de fornecimento de energia rubricado em Setembro de 2009 entre a empresa moçambicana e a contraprte zambiana ZESCO (Zambia Electricity Supply Corporation).

O acordo preconiza o fornecimento de energia através da central diesel de Luangwa, equipada com dois geradores de 800 kVA cada, que fornecem energia a vila de Luangwa e agora ao Zumbo, 21 horas por dia, com interrupção diária entre as 12 e 15 horas. Para o fornecimento de energia ao Zumbo foi construída, com postes de madeira, uma linha de média tensão a 33 kV, que opera actualmente a 11 kV.

Foi igualmente construída a travessia do rio Aruângua com recurso a torres metálicas e estendida à subestação de Luangwa para incluir um transformador de 630 kVA, 0.4/11 kV que alimenta Zumbo. Estas obras foram efectuadas pelo empreiteiro Siemens e custaram pouco mais de um milhão de dólares norte-americanos.

Actualmente, 52 clientes estão ligados na rede de baixa tensão e 33 pedidos de energia foram efectuados pelos residentes de Zumbo cuja ligação se vai efectuar em breve, visto estar a decorrer no momento a extensão de rede de baixa tensão e a instalação de candeeiros de iluminação pública.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!