Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Cólera : desinformação origina um morto e três feridos

Um morto e três feridos é o balanço preliminar de um confronto entre a polícia e uma multidão composta por 300 homens e mulheres que assaltaram, sexta-feira última, o centro de saúde de Macoroja, no distrito de Moma, província de Nampula, no norte de Moçambique.

Segundo a fonte da polícia citada pela RM, a vítima mortal é tida como tendo sido cabecilha do grupo. O indivíduo morreu a caminho do hospital depois de ter sido atingido na barriga por uma bala disparada pela polícia, quando tentava arrancar a arma a um dos agentes da Lei e Ordem, e os feridos encontram-se em tratamento num hospital local. Os assaltantes, munidos de paus catanas entre outros instrumentos contundentes, assaltaram o centro de saúde de Mucoroja, onde roubaram camas, colchões, lençóis, rádio transmissor, e destruíram o painel solar que gerava energia para iluminar esta unidade sanitária.

Os vândalos assaltaram e destruíram parcialmente a escola primária local numa acção que se alastrou a sede do partido Frelimo, onde foi destruído o mastro e a bandeira. Em conexão com estes actos foram detidos dez indivíduos indiciados de serem os mentores desta desinformação que em nada contribui para o sucesso das iniciativas de combate a cólera em curso em todo o território nacional.

Refira-se que em Fevereiro e Março de 2009, as populações perseguiram voluntários da Cruz Vermelha, acusandoos de estarem deliberadamente a propagar a cólera num acto que resultou na morte de um voluntário da Cruz Vermelha, um líder local e um comerciante acusados de espalhar cólera. No combate a esta onda de desinformação, a polícia prendeu 29 pessoas que permaneceram numa pequena cela da sede de distrito, em Liupo, tendo morrido asfixiados 13 dos alegados agitadores.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts