Para além do rio Maputo, apresentam tendência de subida de níveis o rio Messalo, em Cabo Delgado, Monapo e Meluli, em Nampula, e Incomáti, na província do Maputo. Mesmo assim, não há indicação de que os mesmos venham a atingir o nível de alerta.
De segunda para terça-feira a precipitação registada na rede nacional de observação foi de 10,1 milímetros em Mocuba, na bacia do Licungo, 22,5 em Muidumbe (rio Messalo), 38,9 em Jangamo e 41.0 na cidade de Inhambane, na bacia do Mutamba, e 65,5 na cidade de Maxixe, bacia do Inhanombe. De acordo com o boletim hidrológico da Direcção Nacional de Águas, prevê-se que até amanhã todas as bacias hidrográficas do país se mantenham abaixo do alerta, com excepção do rio Maputo devido a chuvas a montante.
A nossa fonte dá conta que o volume de armazenamento das albufeiras de Cahora Bassa, Massingir, Corumana, Nampula, Pequenos Libombos e Chicamba está estabilizado. Todas as principais albufeiras do país continuam a descarregar um caudal mínimo necessário para satisfazer as actividades ecológicas e socioeconómicas a jusante.
No entanto, a DNA recomenda à população e à sociedade no geral no sentido de tomar medidas de precaução ao atravessar o leito dos rios e a manter os equipamentos e bens em zonas seguras, devido ao facto de estarmos na fase considerada crítica da época chuvosa que decorre de Janeiro a Março.