Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Neste CAN, a humildade tem um nome: Moçambique

Xena, uma cabo-verdiana a viver em Benguela, é a responsável por lavar à moda antiga, isto é, à mão, as camisetas, os calções e meias dos Mambas.
A única alegria dos Mambas é que, no novo estádio de Benguela, jogam com se estivessem em casa. A língua e uma história colonial compartilhada fazem com que os angolanos sintam a obrigação moral de apoiar os seus, no passado, irmãos de luta.

Mas, fora essa coincidência pontual, não há mais preferências. Moçambique, uma selecção sem grandes figuras, está no alojado no Tropical, um humilde hotel de Lobito, com categoria de duas estrelas. Contudo, como refere Faizal Sidat “depois de duas guerras não temos fôlego para muitos dispêndios e o Governo empreendeu um grande esforço para este CAN”.

O seleccionador, Mart Nooiji, é um ilustre desconhecido que exibe, como ponto máximo na sua carreira, ter treinado o combinado de sub-20 do Burkina-Faso. A sua filosofia e os seus objectivos são sinceros: jogar ao ataque para demonstrar que os seus pupilos podem surpreender os adversários e divertir os seus adeptos.

Tudo isso num país com apenas 3000 federados e 14 equipas numa liga em que manda o Ferroviário.
Como a maior parte das equipas africanas, o melhor da selecção de Moçambique é formado por jogadores que actuam no velho continente, ainda assim os seus jogadores mais destacados, o dianteiro Dominguez e o capitão Tico-Tico jogam na África do Sul. “Não temos ídolos, mas esperamos que este campeonato seja o fenómeno que impulsione o futebol moçambicano”, afirma timidamente Feizal Sidat.

Paradoxalmente, os moçambicanos consideram mas seu o grande Mário Coluna do que Eusébio: “Coluna vive em Maputo. Eusébio é mais português do que moçambicano”, disse contudente Feizal Sidat.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts