Um agente da Polícia da República de Moçambique (PRM) alvejou três menores, dois dos quais seus próprios filhos, por alegadamente terem consumido um frango que havia reservado para o seu jantar. O caso ocorreu na noite da Terçafeira da semana corrente no bairro Cariacó, arredores da cidade de Pemba, capital provincial de Cabo Delgado, Norte do país, tendo como protagonista um agente da PRM apenas identificado pelo nome de Constâncio.
Segundo a Rádio Moçambique, a emissora pública nacional, quando o agente Constâncio regressou à casa e terá ficado contrariado com um dos filhos ao constatar que eles haviam consumido o frango que se encontrava na panela.
Na altura, o filho mais velho (um adolescente com idade compreendida entre 15 e 16 anos) estava na companhia de um seu amigo. “Papá disparou para o mano e ele correu para a trás de mim, mas mesmo assim ele disparou o segundo tiro”, disse o filho mais novo do agente que também presenciou o incidente.
Na ocasião, o filho mais velho do agente da PRM ficou ferido na caixa toráxica e o outro no braço. O amigo do filho mais velho do guardião da ordem e tranquilidade pública contraiu ferimentos na boca. Todos eles estão fora do perigo, mas um deles encontra-se ainda sob cuidados intensivos.
O Comando provincial da PRM em Cabo Delgado condena o acto e diz que o agente Constâncio irá responder criminal e disciplinarmente pelos seus actos. “Nós condenamos esse acto. A nossa instituição decretou tolerância zero para qualquer acto de criminalidade. Nesse sentido, ele vai responder criminal e disciplinarmente pelos seus actos, pelo uso desnecessário de duas munições e contra a sua família”, disse uma fonte do Comando provincial da PRM.