Cinco pessoas das quais três transeuntes inocentes e dois suspeitos membros do grupo fundamentalista islâmico Boko Haram morreram num confronto entre presumíveis militantes deste movimento e a Polícia em Maiduuri, capital do Estado nigeriano de Borno (norte), revelou a imprensa local.
Citando o Comando da Polícia estadual de Borno, a fonte indicou que a confrontação, que resultou igualmente em seis feridos, ocorreu no fim de semana passado, quando homens armados atacaram membros de uma unidade da segurança do Estado denominada “Operation Flush”. Os três inocentes foram atingidos por balas perdidas, refere ainda a mesma fonte, acrescentando que os homens armados conseguiram escapar com os corpos dos seus camaradas falecidos.
As autoridades nigerianas desdobraram tropas armadas em Maiduguri em Outubro passado, receando o ressurgimento das ações do Boro Haram cujos ataques em vários Estados do norte do país em 2009 fizeram cerca de 800 mortos quando o Exército regular tentou usar a força para neutralizar as suas investidas.
Homens armados suspeitos de pertencer ao Boko Haram (que significa “Educação ocidental proibida”) lançaram recentemente uma série de assassinatos de altas personalidades e ataques contra unidades da Polícia do Estado de Borno, tido como a sua base.