Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

450 empresas nacionais vão formalizar parcerias com congéneres estrangeiras

O volume de parcerias entre empresas moçambicanas e estrangeiras interessadas em operar no mercado nacional deverá atingir a cifra de 450 unidades económicas ao longo do presente ano de 2012, segundo estimativas do Instituto para Promoção de Exportações (IPEX).

A maior parte destas parcerias deverá ser concluída durante a 48ª Edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM), que vai decorrer de 27 de Agosto a 2 de Setembro de 2012, de acordo ainda com aquela instituição estatal, salientando que na edição do ano anterior foram assinados 325 contratos entre agentes económicos nacionais e estrangeiros.

Para a próxima edição está prevista a participação de cerca de 20 países e “até ao momento um total de 16 países já confirmou a sua presença”, segundo João Macaringue, Presidente do Conselho de Administração (PCA) do IPEX.

No global, está prevista a presença de cerca de 1200 empresas nacionais e pouco mais de 400 estrangeiras, de acordo ainda com Macaringue, salientando que se prevê que visitem a próxima edição da feira cerca de 70 mil pessoas, contra 62 mil registadas em 2011.

O aumento de expositores deve-se “a melhorias do ambiente de negócios, descoberta de recursos naturais estratégicos e estabilidade política prevalecente em Moçambique”, salientou Macaringue, observando, no entanto, que devido ao agravamento da crise financeira na Europa “Moçambique surge como um dos principais destinos privilegiados para investimento em África”.

Os países que já confirmaram a sua presença na FACIM 2012 são Portugal, Alemanha, Itália, Polónia, Turquia, Brasil, China, Emiratos Árabes Unidos, Indonésia, Paquistão, Macau, Egipto, África do Sul, Namíbia, Quénia e Zâmbia.

João Macaringue falava esta quarta-feira em Marracuene, província de Maputo, durante um encontro com a imprensa inserido nos preparativos da 48ª Edição da FACIM 2012.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!