Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

2010: produção agrícola deverá crescer 11,9 por cento

A produção agrícola em Moçambique deverá crescer 11,9 por cento, durante o presente ano de 2010. Segundo o Ministro da Planificação e Desenvolvimento, Aiuba Cuereneia, esta previsão é resultante do aumento, nas últimas campanhas agrícolas, da produtividade na produção de culturas alimentares, principalmente a de mandioca, milho, arroz e hortícolas.

A perspectiva é ainda fundamentada na operacionalização do Plano de Acção para a Produção de Alimentos que consiste em implementar, de forma acelerada, a Revolução Verde em toda a cadeia de valor, convergindo acções do Governo e do sector privado. Na apresentação, última Quartafeira, no parlamento moçambicano (AR), do Plano Económico e Social (PES) para 2010, Cuereneia frisou que neste sector a pretensão é de se aumentar a produção e a produtividade para que a segurança alimentar seja uma realidade. Dentre várias actividades programadas para 2010, Cuereneia destacou o fomento da produção de mais de dez mil toneladas de sementes diversas, sendo cerca de quatro mil toneladas de produção familiar e mais de seis mil toneladas de produção comercial.

Com vista a se incrementar a produção da Castanha de Caju, prevê-se produzir e distribuir cerca de 2,2 milhões de mudas de cajueiros e tratar cerca de 4,5 milhões de cajueiros contra pragas e doenças nas províncias de Cabo Delgado e Nampula, no Norte, Zambézia, Manica e Sofala, Centro, e Inhambane, Gaza, e Maputo, no Sul de Moçambique. Por outro lado, segundo soube a AIM, o Governo prevê, ainda, criar condições para se reabilitar e construir três mil hectares de regadios em todo o país, principalmente para a cultura do arroz e hortícolas. Ainda neste ano, o executivo moçambicano espera contratar e capacitar 249 extensionistas para perfazerem um total de 950, em todo o país.

Distribuir mais de seis mil cabeças de gado bovino para a tracção animal, bem como adquirir e distribuir cerca de 13 mil cabeças de gado para o fomento engrossam as acções previstas pelo Governo na área da produção agrícola neste presente ano. Estas últimas actividades serão acompanhadas pela aquisição de cerca de sete milhões de doses de vacinas diversas para a vacinação de bovinos, galinhas e caninos, para além da realização de aproximadamente 13 milhões de banhos carracicidas a nível nacional.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!