Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

2000 construtoras falidas em dois anos em Moçambique

Perto de duas mil empresas moçambicanas de construção civil decretaram falência entre 2010 e 2012 por causa de problemas financeiros e falta de capacidade para competitir com firmas estrangeiras do ramo activas em Moçambique, segundo Agostinho Vuma, presidente da Federação Moçambicana de Empreiteiros (FME).

No aludido período, o Go verno registou 2800 empresas de construção civil, sendo que até ao momento somente perto de 400 renovaram os seus alvarás junto do Ministério das Obras Públicas e Habitação (MOPH), esclareceu Vuma, acrescentando que o peso das firmas do ramo no Produto Interno Bruto (PIB) baixou para cerca de 0,5%, contra 8% da média de há 10 anos.

Para Vuma “é incompreensível o baixo peso da construção civil nacional no PIB, enquanto o país experimenta grandes obras de vulto, na sua maioria executadas por empresas estrangeiras”.

Vuma apelou ao Executivo moçambicano para inverter o cenário através de soluções viáveis para que as firmas encerradas voltem a produzir.

Num outro desenvolvimento, o presidente da FME sugeriu ao Governo a efectivação do cadastro obrigatório de todas as empresas moçambicanas activas ou inscritas no ramo de construção civil para o controlo efectivo das que funcionam e das que estão paralisadas.

Sugeriu ainda a sub-contratação das mesmas pelas congéneres estrangeiras que têm ganho muitos concursos públicos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!