Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

200 mil crianças passam mal em Moçambique

Apesar de o número aparentar pecar por defeito, mas mesmo assim é gritante, tendo em conta a fonte que assume o cenário: oficialmente, em Moçambique cerca de 200 mil crianças moçambicanas vivem sem os cuidados de um adulto, da família ou não, incluindo as que estão na rua.

Esta denúncia foi feita pelas Nações Unidas, através do UNICEF, a-propósito do Dia da Criança Africana, que se comemora na quinta-feira, data que o Fundo da ONU para a Infância (UNICEF) considera ser “uma oportunidade quer para a celebração quer para a reflexão” sobre a situação dos miúdos de rua em Moçambique.

“As crianças moçambicanas enfrentam muitos desafios, mas o país está a realizar progressos nos direitos das crianças”, diz a instituição, sublinhando, porém, que “as (…) que vivem na rua são mais vulneráveis à exploração, prostituição e abuso do que as (…) que vivem com os seus pais ou outros membros da sua família”.

“O Dia da Criança Africana é um dia de celebração do progresso realizado na área do bem-estar infantil e também um momento de reflexão sobre os desafios que ainda existem para se enfrentar”, refere o UNICEF.

O Dia da Criança Africana é celebrado em memória de milhares de estudantes negros do Soweto, África do Sul, mortos a 16 de Junho de 1976, durante manifestações pacíficas pelo direito a uma educação melhor e na língua nativa em vez do inglês e do afrikaans que aprendiam nas escolas.

Durante a marcha, a Polícia sul-africana abriu fogo contra centenas de crianças do Soweto e, nos dias seguintes, continuou a reprimir de forma violenta.

O dia 16 de Junho passou a ser celebrado anualmente desde 1991 e no Soweto foi erguido um monumento e um museu alusivo a este massacre que se terá saldado em cerca de 600 mortos, alvo de romaria de muitos turistas que visitam Joanesburgo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!