Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

150 professores em formação para Massificação do xadrez

Um total de 150 professores de xadrez estão, desde a última Segunda-feira (2), a participar num curso de formação no âmbito do projecto de massificação da modalidade em Moçambique, financiado pelo Standard Bank.

Estes professores vão leccionar xadrez em 104 escolas primárias na cidade de Maputo. O curso é promovido pela Academia de Xadrez da Matola e inclui, ainda, 15 jovens seleccionados em vários bairros da cidade de Maputo, para servirem de motivadores da prática do xadrez ao nível das suas zonas residenciais.

Para a prossecução deste projecto, que visa a massificação desta modalidade nas escolas primárias da cidade de Maputo, o Standard Bank disponibilizou à Academia de Xadrez materiais diversos como tabuleiros, livros, entre outros, que serão utilizados nas diversas fases do projecto.

Os promotores da iniciativa de massificação do xadrez no país pretendem convencer o Ministério da Educação que o xadrez é uma disciplina muito importante no processo de ensino e aprendizagem.

Nesse âmbito, estima-se que até 2013 sejam capacitados 3,000 professores e que o projecto beneficie 9,000 alunos em mil escolas primárias espalhadas em todo o território nacional.

Segundo Domingos Langa, director da Academia de Xadrez da Matola, a UNESCO tem aconselhado os governos a introduzirem esta modalidade desportiva na educação.

O presente projecto, segundo realçou Langa, conta com o acompanhamento dos ministérios da Educação, Ciência e Tecnologia, Juventude e Desporto e ainda o patrocinador Standard Bank. Prevê-se que, entre os meses de Dezembro e Janeiro próximos, seja feita uma avaliação do projecto, para além de um campeonato envolvendo os professores de xadrez e alunos.

De salientar que a prática do xadrez foi introduzida há cinco anos em algumas escolas na cidade industrial da Mato implementado na cidade de Maputo, capital do pais, assim como noutras províncias do País.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!