Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

116 Linha gratuita para denúncia contra violação dos direitos da criança

Foi lançada esta sexta feira, em Maputo, uma linha telefónica gratuita com o número 116, designada “Fala Criança”, destinada à recepção de denúncias de abuso, exploração e todas as formas de violação dos direitos da criança no país.

A cerimónia de lançamento contou com a presença da Ministra da Mulher e Acção Social, Virgília Matabele, que na ocasião disse que a iniciativa reveste-se de uma importância particular, pois a sua entrada em funcionamento e o seu uso consciente por parte dos seus destinatários vai contribuir bastante na solução de um dos problemas que afectam as crianças e não só.

“Estamos cientes de que através desta linha, cujo lançamento testemunhamos hoje, irá receber várias denúncias não só de crianças mas também de adultos que estiverem a presenciar actos que contribuem negativamente para o desenvolvimento das nossas crianças, principalmente aquelas que põem em causa a sua saúde, integridade física e psíquica”, afirmou.

“Não há dúvidas de que grande parte dos praticantes de violência contra criança é constituída por adultos. E que parte destes adultos, infelizmente, é constituída por aqueles que deveriam cuidar e garantir a sua educação. Este cenário acaba dificultando a denúncia dos violadores, exploradores e traficantes de menores, pois estes podem ser seus professores, pais, tios, irmãos, primos e até vizinhos”, acrescentou a Ministra.

O lançamento desta linha, que coincide com a passagem de 20 anos após a adopção da Convenção dos Direitos da Criança, a 20 de Novembro de 1989, contou com apoio de varias instituições, entre elas a Vodacom, Mcel, Save the Children, Telecomunicações de Moçambique (TDM), Rede Came e a Embaixada da França.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!