Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

115 novos migrantes clandestinos socorridos ao largo da capital líbia

Os guardas costeiros líbios anunciaram esta segunda-feira ter socorrido 115 novos migrantes ilegais ao largo das costas de Tripoli, capital líbia, em direcção às costas europeias.

A operação foi lançada depois de chegarem às autoridades líbias informações sobre a existência duma embarcação em perigo que transportava um grupo de pessoas de diversas nacionalidades africanas, na zona de Ghout al-Roumane, no leste de Tripoli, indicou uma fonte junto da Guarda Costeira líbia.

A fonte acrescentou que dois barcos da Guarda Costeira partiram então em busca dos migrantes e descobriram uma embarcação obsoleta da qual salvaram as 115 pessoas que estavam a bordo.

O pessoal do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) prestou ajuda aos resgatados e cuidados médicos aos feridos. Vários autocarros dos serviços líbios de luta contra imigração clandestina chegaram ao local para os transportar para centros de acolhimento em Tripoli.

A Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL) deplorou a situação dos migrantes nos centros de detenção, onde as condições seriam desumanas, com sobrelotação, falta de alimentos e de outros serviços básicos, nomeadamente cuidados médicos.

País ao mesmo tempo de acolhimento e de passagem dos migrantes, a Líbia tornou-se nos últimos anos no principal ponto de partida dos migrantes para a Europa, devido ao caos de segurança prevalecente no país onde as estruturas de Estado foram destruídas após a destituição, em 2011, do regime de Muamar Khadafi.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!