Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Zuma toma as rédeas da Àfrica do Sul

Zuma toma as rédeas da Àfrica do Sul

Jacob Zuma compromenteu-se hoje, durante a cerimónia da sua investidura como 4º Presidente da história da Àfrica do Sul democrática, a trabalhar com firmeza e entusiasmo para melhorar a vida de todos os sul africanos, em especial dos mais defavorecidos.

No seu juramento, Zuma, assinalou que assume o cargo de presidente dos sul africanos para “manter a Lei e a Constituição” e “defender e promover os direitos de todos os sul africanos” e terminou dizendo “que Deus me ajude” o que levou a multidão presente a fazer-lhe uma grande ovação, apesar da chuva que caia em Pretória.

Na cerimónia tomaram parte, em lugares de destaque, os três anteriores presidentes do país, Nelson Mandela, Thabo Mbeki e Kgalema Motlanthe.Como primeira dama, figura aguardada com expectativa até a altura do evento, esteve na tribuna a primeira esposa de Zuma, Sizakele Khumalo, que está casada com ele desde 1960, apesar de ter outras duas esposas, a mais jovem de 33 anos, e pelo menos 19 filhos.

Zuma agradeceu o trabalho dos seus antecessores, começando por Mandela e o último governante do apartheid, Frederick de Klerk. Também elogiou a Mbeki, seu rival dentro do ANC, e a Motlanthe, seu lugar tenente no partido, por facilitar a “transição” durante o curto periodo em que esteve fora do governo. O novo presidente assegurou que agora a Àfrica do Sul está num momento de renovação e sublinhou “que o país está unido num desejo comum de uma vida melhor”, em prol do qual prometeu trabalhar.

Neste acto tomaram também tomaram parte 29 chefes de estado e governo, a maioria africanos, para além de cerca de 5.000 convidados oficiais e pelo menos 30.000 espectadores.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!