O presidente sul-africano, Jacob Zuma, garantiu na quinta-feira, em Londres, que não haverá problemas de segurança durante o Mundial 2010, a menos de 100 dias do início do Mundial.
“Já reduzimos a criminalidade. Temos muita confiança nesta questão. Quando afirmamos que tudo está pronto, nos referimos também à segurança”, destacou Zuma. “Estamos preparados para proteger quem vier. Se alguns são céticos ou estão preocupados, devem saber que adoptamos medidas para resolver a questão”.
Jacob Zuma também descartou qualquer problema na preparação dos estádios e das instalações de treinamento, e disse que tudo estará concluído a tempo para o primeiro Mundial de futebol no continente africano. Os dez estádios do Mundial estão em fase final de conclusão e apenas dois ainda não foram testados.
“Já concluímos alguns estádios, quatro meses antes da data prevista. No início, muitos duvidavam que conseguiríamos terminá-los”, lembrou o presidente sul-africano. Durante sua visita a Londres, Jacob Zuma visitou o estádio de Wembley, a catedral do futebol inglês, onde conversou com a delegação encarregada da candidatura da Inglaterra para sediar o Mundial de 2018.