Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Zuma denuncia humilhação sofrida por Semenya

O presidente sul-africano, Jacob Zuma, manifestou a revolta do país com a Federação Internacional de Atletismo (IAAF), ao denunciar o que considera a humilhação sofrida por Caster Semenya, campeã mundial dos 800 metros e centro de uma polêmica sobre seu sexo.

“Queremos mostrar nosso descontentamento pela maneira como a senhorita Semenya foi tratada”, afirmou Zuma em uma cerimônia de recepção aos representantes do país no Mundial de Atletismo de Berlim. Além da vitória de Semenya, a equipe sul-africana também conquistou as medalhas de ouro nos 800 metros masculinos (Mbulaeni Mulaudzi) e de prata no salto em distância (Khotso Mokoena).

“Uma coisa é esclarecer as dúvidas sobre se um atleta teve uma vantagem irregular ou não sobre os demais, mas outra diferente é humilhar publicamente uma atleta competente, honesta e profissional”, declarou Zuma. Em seu discurso, Semenya falou sobre a prova e disse ter sido muito superior às adversárias.

“Tomei a frente nos últimos 400 (metros) e as matei. Não puderam acompanhar meu ritmo. Foi genial”, declarou a atleta. A decisão da Federação Internacional de Atletismo (IAAF) de recorrer a um comitê de especialistas para investigar o sexo da jovem, de 18 anos, escandalizou a África do Sul. Os resultados dos exames praticadas por ginecologistas, endocrinologistas e psicólogos só serão conhecidos em algumas semanas.

Depois da polêmica, Semenya chegou a cogitar não receber a medalha de ouro, conquistada com o tempo de 1:55.45, com cinco metros e dois segundos de vantagem sobre a queniana Janeth Jepkosgei e a britânica Jennifer Meadows. Mais cedo, milhares de fãs ovacionaram Caster Semenya em seu desembarque no aeroporto de Johannesburgo.

“A nossa Grande Dama do esporte”, afirmava um dos vários cartazes exibidos. “100% mulher, feminina”, destacava outro. O entusiasmo da recepção emocionou Semenya, que mostrou um grande sorriso depois de toda a tensão no Mundial de Berlim.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!