O Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, de 67 anos de idade, vai casar-se pela quinta-vez na próxima segunda-feira, dia 4 de Janeiro de 2010, e já prepara um sexto casamento.
Segundo a agência de notícias da África do Sul, a SAPA, citando um sobrinho do governante, Inkosi Bhekumuzi Zuma, a boda de Zuma com Thobeka Mabhija acontecerá na casa de campo do Presidente, em Inkandla, na província de Kwazulu-Natal. Zuma, da etnia zulu, tem surgido acompanhado pela noiva em diversos eventos oficiais, incluindo no seu quarto casamento, em Janeiro deste ano, com Nompumelelo Ntuli, com quem tem dois filhos.
Actualmente, o Presidente tem como esposas oficiais (Nkosikaze) Nompumelelo e Sizakele Khumalo, depois de ter enviuvado uma vez e se divorciado outra. O sobrinho do Presidente adiantou ainda que o novo casamento deverá em breve ser celebrado com Gloria Bongi Ngema. Numa cerimónia tradicional chamada Umbondo, realizada por casais de prometidos zulus antes do casamento, Gloria entregou segunda-feira presentes à família do líder sul-africano.
A cerimónia acontece depois do pagamento à família da noiva de um dote (lobola – lobolo no Sul de Moçambique), que geralmente consiste em cabeças de gado, nas zonas rurais, e jóias, automóveis ou dinheiro, nos centros urbanos. Zuma já tem um filho de sete meses com Gloria Ngema, mas o sobrinho do Presidente não disse quando irá celebrar-se a união.
O chefe de Estado da África do Sul esteve legalmente casado com Kate Zuma, que se suicidou em 2000, e com a actual ministra do Interior do país, Nkosazana Dlamini- Zuma, de quem se divorciou em 1998.