Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Zambianos elegem novo Presidente da República

Os Zambianos deslocam às urnas esta terça-feira para eleições presidenciais antecipadas organizadas na sequência da morte do Presidente Michel Sata, a 28 de outubro de 2014. Guy Scott, Vice-Presidente do Presidente Sata, garantiu a presidência interina do ex-chefe de Estado, mas não faz parte dos 11 candidatos em competição.

Zambiano de raça branca, Scott não tem o direito de se candidatar às eleições em virtude da Constituição visto que os seus pais escoceses não nasceram na Zâmbia.

Entre os 11 candidatos às presidenciais figuram o ministro da Defesa, Edgar Lungu, que é ministro da Justiça, o líder da oposição, Hakainde Hichilema do Partido da Unidade para o Desenvolvimento Nacional (UPND), Nevers Mumba do ex-Movimento para a Democracia Multipartidária, o partido no poder, e Edith Nawakwi, a única candidata e ex-ministra das Finanças no Governo do MMD.

É pela segunda vez que os Zambianos devem votar para eleições presidenciais antecipadas. A primeira vez foi em 2008 na sequência da morte do Presidente Levy Mwanawasa, do MMD.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!