A incerteza em relação ao futuro continua a inquietar os funcionários e agentes do Estado na Zambézia. O dia da família já passou, mas a promessa de pagamento dos salários de Novembro e Dezembro ainda está por cumprir…
Efectivamente, os funcionários e agentes do Estado, naquele ponto do país, passaram a festa do dia da família em branco. Os salários que deviam ser pagos em Novembro e Dezembro não reflectem nas contas bancárias.
Contudo, na segunda-feira, através de uma conferência de imprensa, o porta-voz do governo provincial, referiu que os salários estariam disponíveis até o meio-dia da última segunda-feira. Todavia, os salários da maioria ainda não estavam nas contas pelo menos até 10horas do dia 26.
A província da Zambézia tem 36 mil funcionários e agentes do Estado e estima-se que sessenta por cento ainda não auferiu os salários de Novembro e Dezembro deste ano. A falta de dinheiro está a constranger estes funcionários constantemente vão às ATM´s para ver se o salário já foi depositado, não só, por se tratar de um período festivo como também para honrar compromissos de dívidas com os bancos e com terceiros.
Não é só o salário da Função Pública que manchou a festa do Natal, mas também a falta de água potável nos bairros e cortes constantes de energia eléctrica. As zonas residenciais da cidade de Quelimane, por exemplo, estão com falta de água há uma semana, para além de cortes prolongados no fornecimento da energia eléctrica.
Os problemas de atrasos de salários abrangem, ao contrário do que se supunha, mais do que os professores.