Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Xikwembo – Em processo

Sento-me na esplanada e peço um chá. Demora: – Desculpe, pai, esqueceu meu chá? – Não… está em processo. – mas demora, quanto tempo pode demorar a fazer um chá? Penso eu para mim. – Desculpe, meu chá, esqueceu? – Não, problema é que o processo está com problemas porque… não temos.

– Não tem chá? Mas porque não disse há muito tempo? – Não… situação é que no nosso processo, máquina de fazer café está avariada. – Mas eu pedi chá, pai. – Sim, mas nós fazemos com aquela água quente da máquina por isso… – Mas pai, permite uma pergunta? Pai na sua casa tem dessas máquinas? – Não tenho. – Mas bebe chá? – Sim, bebo chá. – Então? – Mas esse não é processo aqui, não podemos fazer. – Paiée! Vai lá na cozinha e pede chá. – Assim mesmo de aquecer no fogão? – SIM! Sim, “está em processo” é frase muito usada. Ok, é oficial eu mesma também estou em processo. Pensas no que pensas significa. A tua mente mente? Bebes para esquecer?

Mentes mesmo sem saber porquê? Sentes-te mais importante quando tens mais dinheiro? Mais amada porque tens mais pitos? Mais bonita por ter cabelos da índia, ou unhas de gel? Mais respeitado por ter filho? Mais boss por ter empregados? Mais inteligente por teres PHD? Mais reconhecido por apareceres na TV? Mais eloquente por usares palavras mais difíceis? Mais culto por viajares para o estrangeiro? Yá, eu também, às vezes.

Mas eu estou, oficialmente em processo. Como o chá. E todos sabemos o que “em processo” significa, todos o ouvimos quando fazemos o pedido naquele bar que fica full à sexta-feira, ou quando pedimos coisa fora da lista num restaurante onde não nos conhecem, quando deixamos papéis a serem fotocopiados nas bancas da rua ou quando esperamos de resposta da migração ou pelo B.I. no ministério – está em processo – ou seja, demora, demora muito, é assunto ainda nem introduzido, nem a ser começado, quanto mais processado! Foi pedido, mas nos caminhos do processo que não processa não sabemos mesmo se será alguma vez concluído.

Em também estou, em processo interior. Mas se… então, em país onde processo nada processa, hummmm, não é melhor eu ir?

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!