Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Xiconhoquices da semana: Adiamento do relatório da Kroll; Administradores em Municípios; Construção do aeroporto em Xai-Xai

Xiconhoquices da semana: Novo Regulamento de Transporte em Veículos Automóveis; Passaporte falso de Nini sem falsificadores; Campanha eleitoral da Frelimo

Os nossos leitores elegeram as seguintes Xiconhoquices na semana finda:

Adiamento do relatório da Kroll

Por alguma carga de água a divulgação dos resultados da auditoria às dívidas escondidas foi mais uma vez adiada. Os resultados deviam ser publicados no dia 28 Abril, mas a Procuradoria-Geral da República veio a público informar que a “Kroll Associates UK”, entidade responsável pela auditora, pediu mais tempo para fazer os “trabalhos de reverificação” e tradução do relatório. Na verdade, isso não passa de uma desculpa esfarrapada, ou seja, uma vergonhosa manobra com vista a distrair os moçambicanos, pois é sabido que os resultados resultados dessa auditoria irá reforçar o que todos moçambicanos já sabem: o nome dos gatunos que empurrar este país para um dívida insustentável. Este é o terceiro adiamento da divulgação dos resultados e levanta suspeitas de que o relatório não vai dar em nada, até porque a Frelimo correu para transformar o roubo em dívida pública.

Administradores em Municípios

O Movimento Democrático de Moçambique (MDM) submeteu ao Parlamento a proposta revisão pontual da Lei no. 26/2013, de 18 de Dezembro, atinente à criação de distritos por províncias. Porém, a Frelimo, partido no poder, e a Renamo, maior formação política da oposição em Moçambique, na sua chatice congénita, decidiram chumbar a proposta, não obstante a importância da mesma. O MDM propunha que fossem eliminados os administradores nos distritos onde os respectivos territórios coincidem com a área das autarquias, com vista a evitar conflitos, a duplicação de entidades/funções e o desperdício de recursos financeiros e humanos, facto que tem acontecimento, prejudicando por um lado o Estado moçambicano. Mas no entendimento daquelas forças políticas, habituadas a reprovar tudo sem ao mínimo examinar a importância, a proposta descartável. Quanta Xiconhoquice!

Construção do aeroporto em Xai-Xai

Sem sombras de dúvidas, o Governo da Frelimo é inconsequente, para não dizer incompetente. Aliás, o Presidente da República, Filipe Nyusi, com os sentidos embutidos, faz os moçambicanos sonharem com um aeroporto sem viabilidade económica no Xai-Xai, à semelhança do aeroporto internacional de Nacala que continua a ser um grande pesadelo. Inaugurado em 2014, a operação tem sido deficitária, até porque só recebe dois voos semanais das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM). Além disso, é sabido que a empresa Aeroportos de Moçambique não pagou uma prestação da dívida da construção ao Banco Nacional de Desenvolvimento Económico do Brasil, mais uma com Garantia do Estado. Enfim, este Governo não tem prioridades!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!