Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Xiconhocas da semana: PRM; Calisto Cossa; Filipe Nyusi

Xiconhocas da semana: Lizha James; Atanásio M’Tumuke; Standard Bank

Os nossos leitores elegeram os seguintes Xiconhocas na semana finda:

PRM

Tudo indica que a Polícia da República de Moçambique (PRM) não sabe qual é o seu papel. Não é função da Polícia fazer justiça, mas a nossa PRM deliberadamente decidiu executar sete supostos criminosos no município da Matola. A polícia moçambicana disse que se tratava de uma quadrilha perigosa, mas como sempre não apresentou nenhuma prova consistente. Com este tipo de agentes policiais que o país possui não se pode esparar a redução de criminalidade, uma vez que a própria polícia é composta por bando de criminosos.

Calisto Cossa

Por alguma carga de água, o presidente do Conselho Municipal da cidade da Matola, Calisto Cossa, anda com os sentidos embotados. Na frenética tentativa de aumentar as receitas municipais, o Xiconhoca decidiu espremer os “matolenses”, aumentando várias taxas. Ou seja, além da taxa de lixo, foram agravadas várias taxas que penalizam os pequenos empreendedores, com destaque para os vendedores ambulantes que vão pagar mais 100%, a taxa para os munícipes com negócios em casa foi aumentada em 400%, e até os vendedores de amendoim torrado e gelinho vão pagar mais.

Filipe Nyusi

O Presidente da República, Filipe Nyusi, não deve saber ainda que ele é o Chefe de Estado deste país. Por alguma razão, ele veio “esclareceu” que as suas visitas aos Ministérios são só didácticas e não para demitir ninguém, o que quer dizer que mesmo que encontre irregularidades, ele continuará a fazer ouvidos moucos. O Xiconhoca disse ainda aos meninos do parlamento infantil para fazerem parte da solução dos seus problemas como se aquelas crianças decidissem, por si só, casar-se ou ter filhos prematuramente. Bom, esperar- -se tudo de um Xiconhoca-mor!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!