Os nossos leitores elegeram os seguintes Xiconhocas na semana finda:
Gestores do INSS
Definitivamente, os gestores do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) têm estado a saquear de forma deliberada e vergonhosa os cofres do contribuintes. Um dos exemplos do roubo é a aquisição, no valor de 490 milhões de meticais, de um edifício de apartamentos com serviços de hotelaria (apart–hotel). Mais uma vez o dinheiro do honesto trabalhador moçambicanos é usado indevidamente, pois o edifício de 15 pisos, composto 47 apartamentos, uma loja e um parque de estacionamento para 18 viaturas, não deve custar mais de 250 milhões de meticais.
Direcção UEM
É preocupante quando uma instituição de ensino superior do calibre da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) tem uma direcção ditatorial. Recentemente, um grupo de funcionários, sobretudo o Corpo Técnico Administrativo, daquela instituição decidiu exigir os seus direitos, relativos ao bónus de efectividade, porém, a Direcção da UEM ao invés de dialogar com os trabalhadores optou por reprimir aqueles cidadãos.
Adolescentes que tentaram matar a mãe
Hoje em dia, já não se fazem filhos como antigamente. Três adolescentes com idades compreendidas entre 15 e 17 anos foram detidos, na cidade da Beira, província de Sofala, acusados de tentativa de assassinar uma senhora, que por sinal é mãe de um deles. Os acusados surpreenderam a vítima, em casa e simularam um assalto. O filho da vítima, convencido de que a mãe já estava morta, ateou fogo na residência, na tentativa de desvirtuar os factos. Bando de Xiconhocas!