Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Xiconhocas da semana: Filipe Nyusi; Gestores do IGEPE; Polícias ladrões e corruptos

Xiconhocas da semana: Lizha James; Atanásio M’Tumuke; Standard Bank

Os nossos leitores elegeram os seguintes Xiconhocas na semana finda:

Filipe Nyusi

O Presidente da República é, sem dúvidas, um eterno Xiconhoca. Após a conclusão de que as garantias do Estado para os empréstimos das estatais EMATUM, Proindicus e MAM violam a Constituição e a lei orçamental, Filipe Nyusi, no auge da sua falta de sensatez, pretende legalizar as dívidas de Proindicus e a MAMA, tal como fez com a EMATUM, para que seja o sofrido povo moçambicano a pagar por essa burla qualificada. Definitivamente, Nyusi, desde que assumiu o poder, anda com os sentidos embotados.

Gestores do IGEPE

O Instituto de Gestão das Participações do Estado(IGEPE) é, na verdade, um exemplo de poleiro prenhe de incompetentes de todas as espécies. Aliás, a instituição está acomodar um bando de improdutivos incapazes de controlar e gerir os investimentos do Estado no capital social de 113 empresas. A títtulo de exemplo, uma auditoria do Tribunal Administrativo (TA) mostra que, entre outras irregularidades, há inconsistência entre os dados que o IGEPE reporta, em clara violação dos seus estatutos e ainda da Lei nº 9/2002.

Polícias ladrões e corruptos

Há cada dia que passa fica claro que é necessário que se faça uma limpeza geral na Polícia da República de Moçambique (PRM). Quase todos os dias, há relatos de agentes da PRM metidos em redes criminosas, para além de fazer o que mais sabem fazer: extorquir o cidadão. Por exemplo, um sargento e instrutor de Ordem Legal na Escola de Formação de Matalana protagonizou assalto à mão armada em Marracuene e Manhiça, sem falar de outros que têm estado a exigir dinheiro aos cidadãos na via pública. Com esses Xiconhocas, certamente a criminalidade continuará a aumentar.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!