Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Xiconhocas da semana: Armando Guebuza; Filipe Nyusi; José Viegas e Mateus Zimba

Xiconhocas da semana: Lizha James; Atanásio M’Tumuke; Standard Bank

Os nossos leitores elegeram os seguintes Xiconhocas na semana finda:

Armando Guebuza

Sem dúvidas ainda está para nascer o Xiconhoca do calibre do ex-Presidente da República, Armando Emílio Guebuza. Após arruinar o país e com a cara mais deslavada do mundo, o indivíduo teve a petulância de dizer que “libertou este país”, quando esteve a ser ouvido pela Comissão Parlamentar de Inquérito que está a investigar as dívidas que ele e os seus títeres contraíram ilegalmente com o aval do Estado. O que espanta os nossos leitores é por quê de Guebuza e os seus bobos da corte não terem sido detidos pelo roubo e violação da Constituição e Lei Orçamental.

Filipe Nyusi

O Chefe de Estado, Filipe Nyusi, é também um Xiconhoca da pior espécie que se pode encontrar na face da terra. Se não está a pular de igreja em igreja, e a jogar futebol com a sua horda de seguidores inertes, ele está a tomar decisões que são um verdadeiro disparate. Agora, o Presidente da República que finge que governa o país anda metido em campanha eleitoral antecipada, nomeando uma comissária política para o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano. Se a vitória se prepara, a fraude também.

José Viegas e Mateus Zimba

Sem sombras de dúvidas, o galardão do Xiconhoca do Ano vai para José Viegas, antigo Presidente do Conselho de Administração (PCA) das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), e Mateus Zimba, o antigo director da Petrolífera Sasol em Moçambique e actual Executivo Regional da GE Oil & Gás. Estes Xiconhocas por excelência deram uma aula da arte de roubar os cofres de uma empresa pública. Os gatunos pediram um milhão de dólares norte-americanos de comissão a Embraer para adjudicarem a compra de duas aeronaves a empresa brasileira.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!