Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Xiconhocas da semana: Adolescentes criminosos; Henrique Gamito; Contrabandistas de mandeira e os seus facilitadores

Xiconhocas da semana: Lizha James; Atanásio M’Tumuke; Standard Bank

Os nossos leitores elegeram os seguintes Xiconhocas na semana finda:

Adolescentes criminosos

É deveras preocupante o envolvimento de adolescentes no mundo do crime no nosso país. No lugar de desfrutarem da sua adolescência, alguns menores de idade têm vindo a envolver-se em actos criminais. A título de exemplo, duas crianças estão a contas com a Polícia da República de Moçambique (PRM) na cidade de Xai-Xai, província de Gaza, indiciado de criar terror em pelo menos dois bairros daquela urbe. É caso para dizer que, definitivamente, a sociedade moçambicana está perdida!

Henrique Gamito

Há indivíduos que não lhes cabe nenhum rótulo. Aliás, o título de Xiconhoca da semana chega a ser um rasgado elogio, devido à tamanha falta de sensibilidade e escrúpulo. Henrique Gamito, irmão do presidente do Conselho Constitucional, é uma dessas figuras. O Xiconhoca é um dos assinantes do contrato do empréstimo contraído pela EMATUM com garantias do Estado moçambicano. Enfim, fica claro que a lista de bandidos que venderam o país é bastante extensa, e é constituída por indivíduos bastante perigosos.

Contrabandistas de mandeira e os seus facilitadores

É vergonhoso o que tem estado a acontecer no país, sobretudo a situação de contrabando de madeira. Todos os dias, uma corja de ladrões tem vindo a saquear a florestas moçambicanas, deixando-as praticamente desertas. E o mais agravante é que essa situação sucede com cumplicidade da Polícia moçambicana, figuras ligadas ao partido no poder e as autoridades governamentais que têm vindo a facilitar essa prática vergonhosa. É revoltante assistir a crianças sentadas no chão de uma sala de aulas, enquanto toneladas de madeira é exportada para China.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!