Os nossos leitores elegeram os seguintes xiconhocas na semana finda:
Analistas da TVM
Dizia um leitor assíduo do @Verdade que os Xiconhocas não são só as pessoas cujas acções atentam contra a paz e tranquilidade de uma nação. Na verdade, este estatuto é extensivo aos cidadãos cujas teorias de análise beneficiam os seus interesses, tal como os analistas da Televisão de Moçambique (TVM). Alexandre Chivale, Calton Cadeado e Filimão Suaze são alguns dos exemplos de analistas cuja ignorância roça a mediocridade. “Eles são a pior espécie de Xiconhocas”, disse um outro leitor.
Simpatizantes da Frelimo que sabotam campanha eleitoral de outros partidos
A campanha eleitoral está ao rubro e os simpatizantes do partido do “batuque e da maçaroca” não perdem a oportunidade de mostrar que são Xiconhocas por excelência até à espinha dorsal. Não é que aqueles indivíduos desfilam a sua ignorância, comportando-se qual símios quando se esbarram com um cacho de bananas. Ao invés de fazerem a sua campanha, eles preferem sabotar o trabalho de outros partidos. Enfim, há com cada Xiconhoca!
Abílio Machado
Foi triste ver dezenas de bancas construídas pelos cidadãos que lutam, diariamente, para garantir o sustento das suas respectivas famílias a serem consumidas pelo fogo. No passado dia 22 de Setembro, a impotência de Abílio Machado, presidente do Município de Vilanculos, marcou pela negativa aquela data. Enquanto as chamas iam devorando as precárias bancas, uma por uma, o edil limitou-se a assistir àquela cena triste e não se mostrou preocupado em resolver o problema. Ele não moveu sequer uma palha.