Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Xadrez: Liga de Xadrez arranca este sábado

Arranca neste sábado (16) na Matola, a primeira edição da Liga de Xadrez da Província de Maputo, prova que vai acolher os escalões seniores e juniores em ambos sexos, cuja duração é de aproximadamente cinco meses. A iniciativa, a primeira e única do género no país, é da academia de Xadrez da Matola em parceria com a Associação de Xadrez da Província de Maputo.

A liga de xadrez que arranca neste fim-de-semana na Matola, tem como principal objectivo criar mais competições de rodagem aos xadrezistas da província de Maputo, numa altura em que a modalidade regista uma estagnação competitiva no país em geral e na província do Maputo em particular.

Esta prova vai juntar mais de 100 xadrezistas daquele ponto do país. Terá como condão, sendo a primeira vez, o cruzamento de praticantes desta modalidade dos escalões de formação com os seniores, como forma de nivelar as habilidades técnicas bem como a transmissão de experiências.

A decisão de criar-se uma liga, segundo Domingos Langa, director da Academia de Xadrez da Matola, surge como resposta à falta de torneios de rodagem para os xadrezistas nacionais, em particular para os da província de Maputo. A mesma será disputada maioritariamente por jogadores ainda em formação nas diversas escolas de xadrez, incluindo alguns jogadores formados nas escolas primárias da província de Maputo.

Aquele dirigente, disse, ainda que “muitos jogadores reclamam por competições de rodagem, daí que surge esta decisão de introduzir a liga, que tem como particularidade o facto de terem sido criadas as condições para que os xadrezistas representem algumas empresas da Matola?.

Para tornar este desiderato uma realidade os organizadores da prova foram ao encontro do empresariado local, como forma de angariar patrocínio. No que à premiação compete, o vencedor terá um valor monetário de 100 mil meticais, 50 mil para o segundo e 25 mil para o terceiro classificado.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!