Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Xadrez: Academia de Xadrez da Matola forma professores

A Academia de Xadrez da Matola (AXM), localizada no município com o mesmo nome, lançou nesta terça-feira (07) um projecto que visa capacitar mais de três mil professores do ensino primário em noções de xadrez, para que estes passem os conhecimentos adquiridos aos seus educandos.

Segundo Domingos Langa, director daquela instituição, esta iniciativa visa massificar uma modalidade que no futuro poderá trazer grandes resultados ao país sendo importante, contudo, ser envolvida no processo de ensino e aprendizagem através de uma parceria entre a AXM e as escolas do país.

Ainda segundo a mesma fonte, “os professores têm de ser pacientes. O xadrez é uma modalidade complexa, que não pode ser assimilada de dia para noite. Todavia, não deixa de ser verdade que com esta vontade manifestada pelos docentes nós teremos, no futuro, xadrezistas capazes de representar o país a nível internacional”.

Este tipo de iniciativas é levado a cabo em países como a Rússia, Alemanha e Estados Unidos da América, que hoje em dia são potências a nível mundial nesta modalidade. De referir que este projecto, que vai se alastrar até 2017, espera formar um total de 90 mil xadrezistas, um número considerado histórico.

As províncias de Maputo e Inhambane não serão abrangidas em virtude de terem sido pioneiras em 2013.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!