Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Wolfsburg conquista primeiro título no futebol alemão

Wolfsburg conquista primeiro título no futebol alemão

O Wolfsburg conquistou no sábado o Campeonato Alemão de 2008-2009, o primeiro título de sua história, ao golear por 5-1 o Werder Bremen, em uma partida da 34ª e última jornada da temporada da Bundesliga.

O novo campeão alemão, líder desde a 26ª jornada, garantiu o título diante de sua torcida, que ocupou os 30.000 lugares da Volkswagem Arena, o seu estádio, que foi construído em 2002. Na goleada decisiva do Wolfsburg voltou a ter um papel protagonista o brasileiro Grafite, autor de dois gols, que garantiram a ele a artilharia da Bundesliga com 28 golos.

O Bayern de Munique, que chegou a ter alguma esperança de revalidar o título que ganhou na temporada passada, conseguiu garantir sua classificação direta para a próxima Liga dos Campeões com sua vitória por 2-1 sobre o Stuttgart, que, para chegar ao maior torneio de clubes do futebol europeu, será obrigado a disputar uma fase preliminar em agosto.

O Hertha Berlim (4º) e o Hamburgo (5º), que chegaram a ser líderes, terão que se contentar com a Liga Europa, competição que substitui a Taca Uefa. Na zona de rebaixamento, o Karlsruher, apesar de sua goleada por 4-0 no Hertha Berlim, e o Arminia Bielefeld, que empatou por 2-2 com o Hannover (11º), despediram-se da primeira divisão da Bundesliga.

O maior beneficiado na luta pela permanência na primeira divisão foi o Energie Cottbus, único clube da extinta República Democrática Alemã (RDA), que goleou por 3-0 o Bayer Leverkusen nesta última jornada, terminando no 16º lugar. Mas para confirmar sua permanência terá de enfrentar o terceiro colocado da segunda divisão em um torneio de repescagem, como determina o regulamento da Budesliga.

O maior feito do Wolfsburg até esta data foi ter chegado à final da Copa da Alemanha de 1995. A chave de seu sucesso foi o excelente entendimento de sua dupla de atacantes Grafite-Edin Dzeko (28 e 26 gols, respectivamente), e seu grande desempenho no segundo turno, o qual iniciou na nona colocação.

O êxito do Wolfsburg faz com que todas as atenções do país se voltassem para uma cidade de 123.000 habitantes, coração do império automobilístico Volkswagen, proprietário do clube desde 2001. Um dos momentos que marcaram sua temporada foi a goleada por 5-1 no então campeão de 2007-2008, o Bayern de Munique, antes de seu choque contra o Barcelona, nas quartas-de-final da Liga dos Campeões.

Dois dos favoritos ao título, o Schalke 04 e o Werder Bremen, estiveram desde o início longe da luta pela liderança. Terminaram na oitava e nona colocações, respectivamente, enquanto que o recém-promvido à primeira divisão Hoffenheim foi o sétimo, depois de ter liderado todo o primeiro turno.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!