O nível geral do volume de negócios e das remunerações reduziram em Agosto último comparativamente a situação do mês anterior em Moçambique, segundo indica o Índice das Actividades Económicas – Agosto 2012, uma pesquisa do Instituto Nacional de Estatísticas (INE).
De acordo com esta pesquisa, o nível geral do volume de negócios diminuiu em 1,2 por cento e o das remunerações em 1,7 por cento, o que resulta da grande diminuição do índice do sector da energia em 7,1 por cento, da indústria em 3,7 por cento, do comércio em 0,7 por cento e do turismo, em 0,9 por cento.
“Os aumentos, pouco significativos, verificados nos sectores dos transportes com 0,4 por cento e de outros serviços com 1,1 não foram suficientes para evitar a queda no índice geral do volume de negócios do mês em análise”, indica a publicação.
Quanto as remunerações, o documento justifica o decréscimo como sendo resultado da baixa dos índices dos sectores da indústria em 3,1 por cento, de outros serviços em 5,3 por cento e do turismo em 1,4 por cento.
Os sectores do comércio e dos transportes foram os únicos que registaram índices positivos de 0,9 e 0,6 por cento respectivamente.
Contudo, durante o período em análise, o país registou um aumento pouco significativo do índice do emprego em 0,7 por cento. Este aumento é resultado da estabilidade verificada em quase todos os sectores.
“Comparando com o mês de Agosto de 2011, os índices globais de Agosto 2012 registaram um aumento, sendo de 18,6 por cento para o volume de negócios, 6,9 por cento para remunerações e 1,4 por cento para o emprego”, refere a pesquisa.
O Índice das Actividades Económicas divulga os principais resultados dos inquéritos mensais à economia iniciados em Janeiro de 2004 e visa reportar o quadro geral da evolução no curto prazo de indicadores homogéneos do sector real da economia sob forma de números, índices e segundo a classificação das actividades económicas de Moçambique.