Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Vodacom lança banco móvel

A empresa de telefonia móvel, Vodacom, lançou, esta Quinta-feira (16), em Maputo, um novo serviço chamado M-Pesa, com o objectivo de facilitar as transacções financeiras por parte da população, sem no entanto precisar de ter acesso ou possuir uma conta bancária.

O vice-ministro dos Transportes e Comunicações, Agostinho Mondlane, disse na ocasião que o M-Pesa vai reduzir os riscos de perda de avultadas somas do dinheiro que circula nas mãos da população, bem como garantir que mais moçambicanos tenham acesso aos serviços bancários, com maior enfoque os das zonas rurais e periurbanas.

O governador do Banco de Moçambique, Ernesto Gove, acredita que o novo serviço bancário via telemóvel poderá aumentar a concorrência no mercado bancário, reduzir a falta de bancos que ainda assola o país, uma vez que 67 dos 128 distritos nacionais ainda não possuem instituições bancárias.

O administrador da Vodacom, Lucas Chachine, disse que o serviço financeiro vem responder às necessidades por que passam muitos moçambicanos e vai facilitar o acesso a banca, reduzir as distâncias percorridas de um lugar para o outro durante o processo de trocas comerciais, por exemplo, evitar a evasão financeira e os custos de transacções.

Lucas Chachine sublinhou também que o M-Pesa trará múltiplas vantagens, tais como permitir a amortização de crédito as micro-finanças, pagamento de serviços como água, luz, dentre outros.

De referir que o M-Pesa é um serviço financeiro que permite efectuar transferências de valores de forma fácil e segura, sem precisar de ter acesso a uma conta bancária.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!