Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Visita de Bryce fortalece relações de cooperação – Guebuza

O Presidente da República, Armando Guebuza, disse que a visita da Governadora Geral da Austrália, Quentin Bryce, não só vai fortalecer as relações de amizade e cooperação entre os dois países, mas também amplificar o interesse dos investidores australianos na economia moçambicana.

Guebuza falava hoje, no Palácio da Ponta Vermelha, em Maputo, no banquete oficial oferecido a Quentin Bryce, por ocasião da visita de três dias que está a efectuar ao país.

“ E s t a m o s esperançados que a sua visita, Senhora Governadora Geral, irá não só fortalecer as boas relações de amizade e cooperação entre os nossos dois países, mas também amplificar o interesse dos investidores australianos na nossa economia”, disse o presidente.

O Chefe de Estado apontou, a título de exemplo, os progressos registados nas áreas como educação e saúde, abastecimento de água, produção de alimentos, infraestruturas e serviços, reflexo do empenho na construção de um futuro melhor para os moçambicanos.

Todavia, Guebuza afirmou que os desafios que o mundo enfrenta são multifacetados e, dado o seu carácter global, só podem ser abordados com propostas exequíveis à escala planetária.

De entre estes dois desafios, segundo estadista moçambicano, destaque vai para as mudanças climáticas e para a crise financeira mundial.

“Estes dois fenómenos aliados a outros desafios que o mundo testemunha entrelaçamse para colocarem como obstáculos à consolidação dos progressos que a humanidade tem estado a celebrar, incluindo os progressos na implementação da agenda dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio”, sublinhou Guebuza.

Todavia, Guebuza reafirmou que a política externa adoptada pela Austrália para Africa reforça a convicção de se estar perante um parceiro com quem se pode contar na abordagem dos desafios globais.

“Sublinhamos este posicionamento no encontro de avaliação da nossa cooperação, durante o qual também reconhecemos que, apesar das possibilidades existentes para o reforço da nossa cooperação bilateral, muito terá ainda que ser feito”, disse o presidente.

A cooperação bilateral entre Moçambique e Austrália terá impacto na agenda internacional cujos resultados são vantajosos para o resto da humanidade.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!