O Presidente da República, Armando Guebuza, disse que a visita da Governadora Geral da Austrália, Quentin Bryce, não só vai fortalecer as relações de amizade e cooperação entre os dois países, mas também amplificar o interesse dos investidores australianos na economia moçambicana.
Guebuza falava hoje, no Palácio da Ponta Vermelha, em Maputo, no banquete oficial oferecido a Quentin Bryce, por ocasião da visita de três dias que está a efectuar ao país.
“ E s t a m o s esperançados que a sua visita, Senhora Governadora Geral, irá não só fortalecer as boas relações de amizade e cooperação entre os nossos dois países, mas também amplificar o interesse dos investidores australianos na nossa economia”, disse o presidente.
O Chefe de Estado apontou, a título de exemplo, os progressos registados nas áreas como educação e saúde, abastecimento de água, produção de alimentos, infraestruturas e serviços, reflexo do empenho na construção de um futuro melhor para os moçambicanos.
Todavia, Guebuza afirmou que os desafios que o mundo enfrenta são multifacetados e, dado o seu carácter global, só podem ser abordados com propostas exequíveis à escala planetária.
De entre estes dois desafios, segundo estadista moçambicano, destaque vai para as mudanças climáticas e para a crise financeira mundial.
“Estes dois fenómenos aliados a outros desafios que o mundo testemunha entrelaçamse para colocarem como obstáculos à consolidação dos progressos que a humanidade tem estado a celebrar, incluindo os progressos na implementação da agenda dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio”, sublinhou Guebuza.
Todavia, Guebuza reafirmou que a política externa adoptada pela Austrália para Africa reforça a convicção de se estar perante um parceiro com quem se pode contar na abordagem dos desafios globais.
“Sublinhamos este posicionamento no encontro de avaliação da nossa cooperação, durante o qual também reconhecemos que, apesar das possibilidades existentes para o reforço da nossa cooperação bilateral, muito terá ainda que ser feito”, disse o presidente.
A cooperação bilateral entre Moçambique e Austrália terá impacto na agenda internacional cujos resultados são vantajosos para o resto da humanidade.