A Visão Mundial- Moçambique, em parceria com Direcção Provincial da Mulher e Acção Social de Nampula (MMAS), levou a cabo, ontem, a criação do Núcleo Multi-Sectorial de Coordenação para a Criança Órfã e Vulnerável (NUMCOV) do distrito de Muecate.
O Núcleo Multi-Sectorial tem por objectivo apoar o MMAS na coordenação da resposta na área das Crianças Órfãs e Vulneráveis (COVs) e HIV/SIDA, facilitando a implementação de actividades desenvolvidas pelos diversos parceiros. Cabe, prioritariamente, ao Núcleo Multi-Sectorial apoiar os esforços de desenvolvimento de políticas e estratégias na área das COVs e promover a advocacia para expansão da resposta à situação das mesmas , prestar apoio ao MMAS e seus parceiros-chave na elaboração e implementação de uma estratégia de recursos.
Para além de assegurar a implementação da matriz de monitoria e avaliação para a área das COVs e apoiar os mecanismos de coordenação multisectorial existentes a nível privíncial e distrital. Durante a cerimónia, Gerson Frederico Nhancale, oficial de advocacia na Visão Mundial ao nível da provincia de Nampula, anunciou a disponibilização de 159 mil dólares destinados à criação de núcleos para o parlamento infantil ao níivel dos três distritos em que a sua organização opera, nomeadamente Murrupula, Muecate e Nacarôa.
Assegurou a existência de valores para financiar os projectos delineados em prol deste grupo alvo para os próximos três anos naqueles distritos, sublinhando que a formação dos núcleos nos distritos tem em vista dar voz às crianças órfãs e vulneráveis, e facilitar a identificação do número real desta camada social desfavorecida. Ahate Daudo, responsável do departamento de atendimento das crianças na Direcção Provincial da Mulher e Acção Social, em Nampula, ao enaltecer a iniciativa, referiu que o seu sector criou já 9 núcleos em igual número de distritos da provincia de Nampula, e revelou que existem mais de 32.050 crianças em situação de vulnerabilidade identificada.
Esta criação de Núcleo Multi- Sectorial das Crianças Órfãs e Vulneráveis para o parlamento infantil propiciará a indentificação de mais criança na província. Concluíu Daudo. O encontro teve a participação dos representantes de todos sector que, directa ou indirectamente, trabalham com a criança, designadamente das organizações religiosas, líderes comunitários, Saúde, Acção Social, polícia e dos governos distritais, com vista à criação de um núcleo multisectorial.
Refira-se que a Visão Mundial é uma Organização Não- Governamental Cristã e Humanitária com mais de 25 anos de parceria com Moçambique, cujos pilares assentam na advocacia, emergência e desenvolvimento transformacional das comunidades, actuando em áreas da Educação, Saúde e Nutrição, Segurança Alimentar, HIV/SIDA, Água e Saneamento. Emprega cerca de um milhar de pessoas e beneficia mais de três milhões e meio de pessoas nas províncias de Gaza, Tete, Zambézia e Nampula