A Visão Mundial, uma Organização Não-Governamental que trabalha para o bem-estar das populações carenciadas, injectou mais de 400 mil meticais para melhorar a nutrição infantil nos distritos de Nacarôa e Muecate, na província de Nampula. Para tal, foram formados 20 agricultores em matérias de produção de frutas, na passada sexta-feira (27).
A capacitação teve lugar no Centro de Formação em Frutas (CFF) em Namialo, durou cinco dias e tinha como objectivo o treinamento de produtores no maneio de cultivo de ananaseiros e papaieiras.
Segundo Evaristo Limiha, gestor do projecto de segurança alimentar Orueriha, a intenção da Visão Mundial Moçambique é influenciar a mudança comportamental dos agricultores com vista a incrementar a produção de frutas para melhorar a alimentação das crianças. Cerca de quatro mil crianças vão poder beneficiar da iniciativa.
Aquela organização comprometeu-se a fornecer mudas aos produtores e estes deverão produzir num terreno de um hectare. Os beneficiários da formação, que em breve terão a responsabilidade de transmitir os conhecimentos adquiridos a outros membros das suas comunidades, disseram ao @Verdade que prevêem, além da melhoria da qualidade das frutas por si produzidas, incrementar a quantidade das mesmas.
Segundo Ilton Cosmos, um dos produtores capacitados, a partir daquela formação, ele pretende tornar-se agricultor de renome, mas tudo em prol da boa nutrição das crianças da comunidade onde reside, algures do distrito de Nacarôa.
Por seu turno, Assane Omar, outro produtor formado em produção e maneio de frutas, disse que, anteriormente, enfrentava inúmeras dificuldades no seu campo de cultivo. Porém, depois da formação que teve, espera uma mudança radical.