Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Visão Mundial apoia incremento da qualidade da Educação e Saúde

O acesso aos serviços de qualidade prestados pelas instituições ligadas à educação e à saúde no distrito de Muecate, está a registar um assinável incremento.

A demonstração desse facto ficou patente com a entrada em funcionamento de um novo estabelecimento escolar com quatro salas de aulas e uma Casa Mãe Espera, construídas com fundos doados pela Visão Mundial.

Com a inauguração da escola primária de Morosone, povoado da vila sede distrital de Muecate, cerca de 1.500 alunos passam a estudar em condições condignas que concorrem para uma rápida aprendizagem e consequente melhoria da qualidade de ensino.

A construção em alvenaria do referido estabelecimento escolar, que custou cerca de um milhão e quatrocentos mil meticais, vai contribuir para a expansão, no próximo ano lectivo, do ensino secundário do primeiro nível no povoado de Morosone, que dista cerca de 15 quilómetros da vila de Muecate.

Manuel Madeira, gestor do programa de desenvolvimento de Muecate na Visão Mundial, precisou que a sua organização está envolvida numa iniciativa destinada à reabilitação de estabelecimentos escolares ao nível do distrito, que consiste na substituição de capim por chapas de zinco na cobertura e aplicação de cimento para garantir consistência nas estruturas dos imóveis construídos com apoio das comunidades locais.

Até ao momento, foram reabilitados um total de três estabelecimentos escolares com cinco salas cada e um bloco administrativo, nas comunidades de Napala, Mucocola e Murosone.

O apoio da Visão Mundial ao sector de educação em Muecate não se circunscreve a construção ou reabilitação de infra-estruturas escolares. Neste momento, um total de 160 professores de vários níveis beneficia de treinamento em metodologias de ensino.

Este programa, que iniciou há alguns anos, visa a elevação da qualidade do ensino que tem sido muito prestável para os docentes cuja formação não contemplou os aspectos pedagógicos com a profundidade necessária.

O aspecto da maternidade tem focalizado as atenções da Visão Mundial em Muecate, por forma a elevar o número de partos institucionais e reduzir a mortalidade da mãe e da criança.

Com efeito, uma Casa Mãe Espera, cuja construção absorveu cerca de 500 mil meticais, entrou hoje ao serviço da saúde e, em particular, das parturientes que vivem distantes da unidade sanitária de referência do distrito de Muecate.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!